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Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
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Apresentação

O material aqui desenvolvido tem como principal finalidade apresentar, de forma panorâmica, o estado da pesquisa que vem sendo desenvolvida no LTA - Laboratório de Linguagens e Tecnologias Adaptativas, e que resulta de um longo período de estudos interdisciplinares, realizados em diversos segmentos de óticas diferentes, mas que podem ser considerados como sendo de igual e grande importância. Compreendem eles, entre outros:

  • um segmento teórico e conceitual, representado por diversos tópicos da Ciência da Computação, especialmente por aqueles que formam os fundamentos da Engenharia de Computação, tais como: linguagens formais e autômatos, complexidade computacional, modelos de computação, paradigmas de programação sintaxe e semântica formal, máquinas virtuais, ambientes de execução.
  • um segmento prático, compreendendo diversos aspectos tecnológicos motivados pela busca da evolução da tecnologia em resposta às motivações práticas provenientes das necessidades encontradas no dia-a-dia acadêmico e profissional das atividades ligadas à computação ou que dela se utilizam de forma contínua.
  • um segmento pedagógico, fortemente motivado pelas necessidades de modernização dos métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem de temas específicos da área, de forma que conceitos complexos possam ser mais facilmente compreendidos, assimilados e utilizados.
  • um segmento de aplicação, que procura construir soluções inovadoras para problemas, tanto os clássicos como os novos, criando assim alternativas para novas formas de solução, que possam ser idealizadas, modeladas, simuladas, projetadas, construídas ou utilizadas de forma mais confortável, mais intuitiva, mais geral, mais econômica ou mais eficiente que as soluções tradicionalmente empregadas.
  • um segmento pragmático, que visa à obtenção de ferramentas de fácil utilização, voltadas para facilitar a representação e a manipulação automática ou semi-automática de conceitos complexos originados na teoria subjacente, com a finalidade de eliminar ou de abrandar alguns profundos fossos conceituais, freqüentemente encontrados nesse tipo de trabalho, e que muitas vezes são abandonados por causa da falta de preparo conceitual dos seus potenciais usuários, os quais por essa razão acabam às vezes se utilizando de soluções menos apropriadas, quando não desistindo de resolver alguns problemas que, com um pouco de conhecimento dos fundamentos, podem ser muito mais apropriadamente enfrentados e resolvidos.
  • um segmento metodológico, que busca disciplinas de modelagem, projeto e implementação dos conceitos associados à tecnologia adaptativa, que sejam adaptadas às características e às propriedades da nova tecnologia.
  • um segmento paradigmático, envolvendo toda uma forma de pensar associada à nova tecnologia emergente, a qual exige de seus usuários uma preparação prévia adequada para que possa ser bem compreendida, explorada e aplicada à resolução de problemas extraídos das necessidades reais.

Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - Brasil
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