Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa

Introdução

Este roteiro tem como objetivo principal classificar as publicações disponíveis sobre os desenvolvimentos do Laboratório de Linguagens e Tecnologias Adaptativas, com a finalidade de orientar os interessados em pesquisas nesta área. Como a maior parte dos textos produzidos não têm caráter monográfico, versam em geral sobre mais de um aspecto dessa área do conhecimento, e às vezes até de áreas distintas, razão pela qual alguns desses textos constam em mais de uma classificação. Recomenda-se ao iniciante que leia em primeiro lugar os textos gerais (apresentados na seção A), para que se situem no panorama da pesquisa em tecnologia adaptativa desenvolvida no nosso Laboratório. Em um segundo momento, convém promover uma familiarização com os dispositivos adaptativos clássicos, em particular com os autômatos adaptativos. Para isso, é adequado o estudo prévio dos autômatos de pilha estruturados (seção B) e dos autômatos adaptativos (seção C). Caso se deseje estudar outros formalismos adaptativos, dispõe-se de uma pequena variedade de suas descrições e conceituações, juntamente com algumas aplicações ilustrativas (nas seções D, G, H, I e J), Na maior parte dos casos, o estudo das seções A, B e C basta para que o interessado possa procurar, entre os textos mais específicos de seu interesse, aqueles que melhor lhe complementem os conhecimentos. Para isso, dispõe-se de textos diversificados, dedicados ao estudo de várias aplicações dos formalismos adaptativos (seções E, F, K, L, M). Aos interessados em aspectos dos formalismos adaptativos, ligados à elaboração de um novo paradigma de trabalho, para a concepção e para a realização de modelos de sistemas complexos, recomenda-se a leitura dos textos da seção O.