Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa Autômatos de Pilha Estruturados e Suas Aplicações

Autômatos de Pilha Estruturados e Suas Aplicações

Os trabalhos apresentados nesta seção são de grande utilidade para os interessados em elaborar aplicações sintáticas na área das linguagens regulares, livres de contexto e linguagens de programação, e especialmente em atividades ligadas à construção de processadores de linguagens de programação, tais como compiladores e interpretadores.

B1. O livro a seguir, sobre compiladores, contém, em sua seção 2.7, uma apresentação da notação formal proposta para os autômatos de pilha estruturados. No cap. 3.1, apresenta um extenso detalhamento do uso das notações e o cap. 3.3 descreve em detalhes um método prático de conversão das gramáticas livres de contexto nos autômatos de pilha estruturados correspondentes. A técnica mencionada, cuja primeira apresentação é a mostrada no livro, veio a sofrer diversas evoluções, aperfeiçoamentos e extensões, posteriores à publicação deste livro. As mais significativas contribuições posteriores foram aquelas publicadas primeiramente em B2, e mais tarde, em D2. Um exemplo simples de aplicação da técnica de obtenção do autômato a partir da gramática se encontra descrito em B3.

Neto, J.J. Introdução à compilação. Editora LTC, Rio de Janeiro, 1987

B2. A tese seguinte apresenta, nos capítulos 2.1 a 2.9, e 3, e nos anexos A, B, C e E, mais detalhes acerca dos autômatos de pilha estruturados, com grande ênfase em suas aplicações ao processamento de linguagens livres de contexto.

Tratando-se da primeira publicação de grande porte sobre assuntos ligados à tecnologia adaptativa, esta tese emprega a notação com a qual foram produzidos muitas das publicações aqui mencionadas.

Neto, J. J. Contribuições à metodologia de construção de compiladores. Tese de Livre Docência, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 1993.

B3. O artigo seguinte descreve e ilustra, através de um exemplo completo, a aplicação de autômatos de pilha estruturados à construção prática de reconhecedores sintáticos eficientes para linguagens livres de contexto, realçando sua simplicidade e aplicabilidade didática para platéias das quais não se exija uma formação profunda em teoria da computação.

Neto, J. J., Pariente, C. B. and Leonardi, F. Compiler Construction - a Pedagogical Approach. Proceedings of the V International Congress on Informatics Engineering ICIE 99, Buenos Aires, Argentina, 1999.

B4. O artigo seguinte relata o primeiro trabalho de porte maior, publicado acerca da elaboração de uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento de reconhecedores sintáticos baseados em autômatos de pilha estruturados. Essa ferramenta também se mostrou muito valiosa como auxílio à elaboração de sistemas desenvolvidos com o auxílio da tecnologia adaptativa. Historicamente, teve como seu principal papel, o de provar a viabilidade prática de implementações incorporando a nova tecnologia adaptativa, então emergente. Há duas contribuições que se destacam neste trabalho: o emprego da tecnologia adaptativa na automatização do desenvolvimento de núcleos léxico-sintáticos para compiladores e o uso de tais núcleos para a construção, representação e simulação de uma versão simplificada operante dos autômatos adaptativos.

Pereira, Joel Camargo Dias Pereira. Ambiente integrado de desenvolvimento de reconhecedores sintáticos, baseado em autômatos adaptativos. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 1999.

B5. O artigo seguinte descreve, de maneira compacta, o funcionamento do ambiente de programação proporcionado pela ferramenta RSW, desenvolvida na dissertação B4, podendo ser considerado, em um estudo mais superficial, como uma versão resumida do mesmo.

Pereira, J. C. D. e Neto, J. J. Um Ambiente de Desenvolvimento de Reconhecedores Sintáticos Baseado em Autômatos Adaptativos. II Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação - SBLP97. pp. 139-150, Campinas, 1997