Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Seções

Paradigma Adaptativo

Uma decorrência natural da pesquisa na área da adaptatividade foi o surgimento espontâneo de uma nova forma de raciocínio, decorrente da maneira de ser dos mecanismos auto-modificáveis. Trata-se de operar, de forma consistente e fundamentada, com dispositivos cujo comportamento se apóia em um conjunto de regras que pode se alterar a qualquer momento. Isso exige cuidados especiais da parte de quem desenvolve aplicações adaptativas, envolvendo um estilo de raciocínio e uma disciplina de programação que antecipe os efeitos das ações adaptativas sobre o comportamento do dispositivo. Muito há a pesquisar e a estabelecer no estilo de programação e na metodologia de elaboração de aplicações adaptativas para que se possa considerar devidamente caracterizado, de forma objetiva e concreta, o novo paradigma de implementação suscitado pela tecnologia adaptativa. Esta é uma promissora área de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, prenunciada, na seqüência natural dos trabalhos até aqui desenvolvidos, como sendo o campo preferencial de desenvolvimento de tecnologias adaptativas a ser explorado nos próximos anos, e que deverá promover a aproximação concreta e solidamente fundamentada entre o campo da Tecnologia Adaptativa e a área de Engenharia de Software. Entre os trabalhos desenvolvidos no LTA, que deram partida nessa importante empreitada, podem ser citados os abaixo relacionados.

N1. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de realização de um formalismo adaptativo baseado em linguagem de programação funcional.

Rocha, Ricardo Luis de Azevedo da e Neto, João José. Uma proposta de linguagem de programação funcional com características adaptativas. IX Congreso Argentino de Ciencias de la Computación. La Plata, Argentina, 6-10 de Outubro, 2003.

N2. Na tese seguinte, citada anteriormente em D3, a teoria de diversos formalismos com características adaptativas é estudada e um novo formalismo gramatical adaptativo é apresentado. Recomenda-se a leitura do artigo N3 para facilitar a compreensão do funcionamento do software desenvolvido nesta tese.

César Alberto Bravo Pariente. Gramáticas livres de contexto adaptativas com verificação de aparência. Tese de doutorado. Escola Politécnica da USP. São Paulo, 2004.

N3. O artigo seguinte, desenvolvido como parte dos trabalhos de realização da tese N2, descreve a construção de uma ferramenta para a análise sintática de textos cuja linguagem está definida através de gramáticas livres de contexto com linguagem de controle regular.

Bravo, Cesar Bravo and Neto, João José. Building Context-Sensitive Parsers from CF Grammars with Regular Control Language. O.H. Ibarra, Z. Dang (Eds.): 8th International Conf. on Implementation and Application of Automata, CIAA 2003, Lecture Notes in Computer Science Vol.2759. Springer-Verlag, 2003, pp 306-308 Santa Barbara, CA, USA, July 16-18

Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - Brasil
© 2015 LTA-EPUSP