Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Seções
Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa Formalismos Adaptativos em Processamento de Linguagens Naturais

Formalismos Adaptativos em Processamento de Linguagens Naturais

Um tema especialmente rico e propício para a aplicação de tecnologia adaptativa é o processamento de linguagens naturais, devido ao alto grau de complexidade apresentado pelos problemas suscitados, à natureza não-seqüencial e não-determinística apresentada por muitos deles, e à relativa simplicidade com que tais problemas podem ser resolvidos quando a tecnologia adaptativa constitui a técnica escolhida para resolvê-los.

K1. Este artigo, assim como K5, apresenta uma síntese de alguns dos principais resultados práticos desenvolvidos na dissertação K7, relativos à aplicação de tecnologia adaptativa à construção de analisadores morfológicos para linguagens naturais, em particular, a língua portuguesa. Recomenda-se sua leitura para os interessados nos aspectos de implementação de programas de análise morfológica para linguagens naturais.

Menezes, Carlos Eduardo Dantas de e Neto, João José. Um método híbrido para a construção de etiquetadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos. Anais da Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, Orlando, Florida, 19-21 de Julio, 2002.

K2. Neste artigo é explorado o conceito da adaptatividade, aplicada aos autômatos de pilha estruturados, para promover a utilização de tecnologia adaptativa na formalização de linguagens naturais. Em particular, além de mostrar a viabilidade dessa técnica, o artigo realça a relativa simplicidade com que podem ser descritas e manipuladas algumas das dependências de contexto fartamente presentes nas linguagens naturais. Complemento de K3, este artigo constitui uma leitura recomendada para os interessados no uso de tecnologia adaptativa no processamento de linguagens naturais.

Neto, João José and Moraes, Miryam de. Using Adaptive Formalisms to Describe Context-Dependencies in Natural Language. Lecture Notes in Artificial Intelligence. N.J. Mamede, J. Baptista, I. Trancoso, M. das Graças, V. Nunes (Eds.): Computational Processing of the Portuguese Language 6th International Workshop, PROPOR 2003, Volume 2721, Faro, Portugal, June 26-27, Springer-Verlag, 2003, pp 94-97.

K3. Neste artigo, mostra-se a viabilidade do uso de autômatos adaptativos para a representação da sintaxe de linguagens naturais. Registra o primeiro de uma seqüência de passos em direção à formalização de diversos aspectos complexos das linguagens naturais usando tecnologia adaptativa. Recomenda-se sua leitura antes do estudo do material contido em K2.

Neto, João José e Moraes, Miryam de. Formalismo adaptativo aplicado ao reconhecimento de linguagem natural. Anais da Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, Orlando, Florida. 19-21 de Julio, 2002.

K4. Esse é um material compacto, correspondente à dissertação K6. O texto mostra e compara a representação de linguagens naturais por meio de técnicas tradicionais, e prova que os autômatos adaptativos apresentam capacidade de expressão equivalente, podendo portanto ser usado também com essa finalidade. Recomenda-se que sua leitura preceda a de K6.

Taniwaki, C. Y. O. e Neto, J. J. Autômatos Adaptativos no Tratamento Sintático de Linguagem Natural Boletim Técnico PBT/PCS, Escola Politécnica, São Paulo, 2001

K5. Este artigo, assim como K1, apresenta uma síntese de alguns dos principais resultados práticos desenvolvidos na dissertação K7, relativos à construção de analisadores morfológicos para linguagens naturais, em particular, a língua portuguesa, baseados em autômatos adaptativos. Recomenda-se a leitura inicial de K5, depois de K1, e finalmente, de K7, para os interessados no aprofundamento dos aspectos de implementação de programas de análise morfológica para linguagens naturais.

Menezes, C. e Neto, J. J. Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos. V PROPOR, Encontro para o Proc. Computacional do Português Escrito e Falado, Atibaia, Brasil, 19 a 22 de novembro de 2000.

K6. Esse é o estudo completo correspondente ao artigo K4. O texto mostra e compara a representação de linguagens naturais por meio de técnicas tradicionais, e prova que os autômatos adaptativos apresentam capacidade de expressão equivalente, podendo portanto ser usado também com essa finalidade. Recomenda-se a leitura prévia de K4. Fornece uma fundamentação teórica para a opção de utilização de tecnologia adaptativa no processamento de linguagens naturais.

Taniwaki, Célia Yumi Okano. Formalismos adaptativos na análise sintática de linguagem natural. Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo, 2001.

K7. Esta dissertação discute assuntos relativos à construção de analisadores morfológicos para linguagens naturais, baseados em autômatos adaptativos. Para facilitar a leitura, recomenda-se a leitura prévia do material publicado em K5 e K1. O trabalho relata diversos aspectos da aplicação prática da tecnologia adaptativa, tanto do projeto como da implementação de etiquetadores morfológicos para linguagens naturais.

Menezes, C. E. Um método para a construção de analisadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, baseado em autômatos adaptativos. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2000.

Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - Brasil