Você está aqui: Página Inicial Roteiro de estudos Um roteiro de iniciação ao estudo e à pesquisa da tecnologia adaptativa Tabelas de Decisão Adaptativas e Suas Aplicações

Tabelas de Decisão Adaptativas e Suas Aplicações

Um tema ao qual as tecnologias adaptativas são particularmente aplicáveis é o da tomada de decisão. Em um grande número de situações o computador é utilizado para tomar decisões com base nos dados correntemente disponíveis e também com apoio em informações históricas. Uma ferramenta muito útil para a especificação, para o projeto e para a implementação de sistemas de tomada de decisões é a tabela de decisão. Em sua versão adaptativa, a tabela de decisão se torna uma forma muito prática de especificação de sistemas complexos, cujo comportamento deve variar no decorrer de sua operação.

I1. O artigo seguinte, já citado em A3, apresenta uma formulação geral para dispositivos adaptativos baseados em regras. A intenção desta publicação foi a de propor um formalismo uniforme através do qual todos os demais formalismos adaptativos possam ser expressos. Aqui, em particular, este artigo tem a característica de apresentar, na forma de exemplo ilustrativo, as tabelas de decisão como um formalismo subjacente alternativo muito adequado para servir como notação de especificação do comportamento de sistemas de software. No artigo, após uma apresentação relativamente informal das tabelas de decisões, descreve-se sua transformação em tabelas de decisão adaptativas, mediante a incorporação de um mecanismo adaptativo. Para mostrar o funcionamento de tal dispositivo, foi ele utilizado para descrever e simular um autômato adaptativo.

Neto, J. J. Adaptive Rule-Driven Devices - General Formulation and Case Study. Lecture Notes in Computer Science. Watson, B.W. and Wood, D. (Eds.): Implementation and Application of Automata 6th International Conference, CIAA 2001, Vol.2494, Pretoria, South Africa, July 23-25, Springer-Verlag, 2001, pp. 234-250