Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Seções
Você está aqui: Página Inicial Publicações Softwares LASSUS - Geração de música por computador

Autor: Bruno Abrantes Basseto

Este programa realiza uma façanha intrigante: ocupando uma área ínfima de memória e operando de forma assombrosamente rápida, captura em sua lógica uma apreciável parcela do conhecimento sobre composição musical: através de uma linguagem de especificação, regras de composição são introduzidas no sistema, as quais configuram uma família de redes de Markov adaptativas, encarregadas de gerar automaticamente músicas compostas de acordo com tais regras. A composição é convertida, à medida que vai sendo produzida, em sinais MIDI de controle para saída em placa de som de um computador pessoal comum, e pode ser ouvida em seu alto-falante. Seu caráter aleatório faz com que cada execução do programa gere uma música diferente, embora baseada nas mesmas regras. Basta ouvir para constatar como o resultado de saída desse programa nem parece ter sido gerado por computador. O programa de demonstração está configurado com regras para a construção de músicas segundo as regras de composição dos corais barrocos para órgão a quatro vozes.

Laboratório de Linguagens e Técnicas Adaptativas
Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - Brasil